-
Arquitetos: GGLLatelier
- Área: 440 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:JM Figueiredo
-
Fabricantes: Cosentino, Corian, Fialho e Baião, Knauf, Margres, Revigres, Technal, Vidrepur
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontra-se num empreendimento Oeiras Golf Residence na periferia de Lisboa num lote de 1400.00m2 orientado nascente-poente. Uma casa aparentemente compacta com dois pisos, tira partido do declive natural do lote, assumindo-se como casa térrea para nascente, onde estão projectados os acessos, enquanto que nos outros quadrantes são assumidos volumétricamente os dois pisos.
No piso 1, implantado à cota do passeio público, desenvolve-se o acesso à casa, bem como a zona de quartos e escritório. No piso 0, implantado à cota mais baixa do terreno desenvolvem-se a garagem, as salas, a cozinha, a lavandaria e a adega. O recurso a esta solução de “encastrar” parte do volume da casa no terreno nasce da vontade de minorar o impacto da construção na sua leitura de nascente, norte e sul, bem como da vontade de tirar partido do terreno a poente, que no nosso entender reúne as melhores condições quer topográficas, quer de vista sobre a envolvente. Recurso este que já tinha sido utilizado no desenho da casa do lote 6 e que aqui se pretende dar continuidade, dando homogeneidade à paisagem. Sobre o terreno foram implantados quatro muros em pedra que hierarquizam o jardim criando espaços destintos de lazer e protegendo a piscina e as áreas de permanência dos ventos predominantes na zona.
A sul, em continuidade com a piscina, um pátio de cerca de 4m de lado, perfura a volumetria compacta da casa e cria uma área de laser protegida junto da piscina. O recurso a pátios desenhados no interior da volumetria em conjunto com percursos capazes de ligações quer horizontais quer verticais entre os vários pontos da casa e do seu terreno envolvente, têm como objectivo para além de enriquecer as relações espaciais entre os diversos compartimentos da casa, possibilitar níveis de luminosidade natural e arejamento compatíveis com espaços de habitação, com a mais valia de conferir aos utilizadores ganhos ao nível da privacidade.